877
878
Além de vetar água potável e leitos de UTI a indígenas em plena pandemia, Bolsonaro estimulou o garimpo ilegal em terras dos povos originários. Tudo isso levou ao extermínio progressivo dos indígenas. Há materialidade para o crime de genocídio. As penas podem chegar a 30 anos.
879
880
881
Enquanto a crise humanitária se acirrava na Terra Indígena Yanomami, o governo Bolsonaro dispunha de um plano,elaborado por técnicos do Ibama,que seria capaz de erradicar o garimpo na região em 6 meses com fiscalização aérea e fluvial,em pontos já mapeados por fiscais ambientais.
882
ELES NÃO CANSAM DE MENTIR - Logo depois dos ataques em Brasília, os bolsonaristas espalharam que o vândalo do relógio imperial, do Palácio do Planalto, era um infiltrado e havia sido morto pelo PT, como queima de arquivo. Também era apresentado como militante do MST (segue o fio)
883
Pois bem. Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos, foi preso ontem em Uberlândia (MG). Ele foi filmado derrubando e destruindo o relógio do século 17 no Planalto. Mecânico, estava no acampamento do Exército no Distrito Federal. jc.ne10.uol.com.br/colunas/jamild…
884
Um visitou um garimpo ilegal em Roraima, vetou água e leitos de UTI a indígenas em plena pandemia e trabalhou contra a demarcação de terras. O outro criou um ministério específico dos povos originários, visitou as terras yanomami e levou ajuda humanitária. Você sabe quem é quem.
887
888
889
O território yanomami é a maior reserva indígena do país e tem sofrido com o avanço do garimpo ilegal, desnutrição e falta de assistência pública. O que aconteceu na gestão Bolsonaro não tem outro nome: foi genocídio. Os indígenas foram abandonados à própria sorte pelo desgoverno
890
891
Imagens inéditas mostram os golpistas bolsonaristas destruindo o Supremo Tribunal Federal no dia 8 de janeiro. São cenas chocantes.
894
Rejeição mundial.
www1.folha.uol.com.br/poder/2023/01/…
897
O governo está adotando ações em socorro aos yanomami. Confira algumas delas. twitter.com/i/web/status/1…
898
899
900
ATENÇÃO - PF cumpre,
nesta manhã, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão contra golpistas bolsonaristas no Rio, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Minas Gerais. É a 3ª fase da Operação Lesa Pátria. Não irão escapar.