551
A liberdade de imprensa é fundamental numa sociedade democrática. Precisa ser respeitada pela classe política, e exercida com responsabilidade pelos jornalistas e seus patrões.
552
Hoje é dia de celebrarmos um dos principais alicerces da democracia: a liberdade de imprensa. Não por caso, o presidente que agride a democracia é o mesmo que ataca os profissionais de imprensa, sobretudo as mulheres jornalistas.
553
Mesmo assim defenderei até o fim a liberdade de imprensa. Minha solidariedade aos profissionais que hoje enfrentam agressões verbais e físicas, vazamentos de dados pessoais, ameaças de morte e outras formas de violência. A verdade será sempre maior que as fake news e o ódio.
554
Em 2017 dei uma entrevista para Dom Phillips e o @guardian em Ararapina, interior de Pernambuco, durante caravana no Nordeste. Ele e Bruno Pereira seguem desaparecidos na Amazônia. Espero que sejam encontrados e retornem em paz para suas famílias e amigos.
📸: @ricardostuckert
555
Marque na agenda: amanhã, 10h, tem Lula ao vivo! #EquipeLula
556
Mais que governar esse país, a gente quer cuidar do povo brasileiro. E não vai ter descanso. A gente vai ter que trabalhar nas redes sociais, no nosso bairro, na sociedade. Não será fácil, mas não podemos parar. Boa noite. #VamosJuntosPeloBrasil
557
O Brasil piorou. Coisas que deixavam a gente contente, como melhorias na educação ou bolsas para o povo estudar fora do país, tudo isso acabou. Era difícil a gente imaginar esse retrocesso todo. Mas nós vamos trabalhar muito para devolver a dignidade ao povo brasileiro. Bom dia!
558
Quando tomei posse em 2003, minha meta era simples: garantir três refeições por dia para os brasileiros. E tiramos o Brasil do Mapa da Fome. Mas infelizmente nosso país andou para trás e o flagelo da fome voltou para 33 milhões de pessoas. Vamos ter que reconstruir nosso país.
559
Lula fala para a Rádio Itatiaia Vale do Aço twitter.com/i/broadcasts/1…
560
O Bolsonaro na pandemia não acreditou nos pesquisadores, na Fiocruz, no Butantan, no ministro da Saúde dele, e poderia ter morrido muito menos gente se ele tivesse comprado antes a vacina. Um ser humano normal teria feito diferente.
561
O principal problema que tivemos durante a pandemia foi ter um governo negacionista. Se não fosse a grandeza do SUS e dos seus profissionais, muito dos quais deram sua vida, teríamos passado de 1 milhão de mortos.
562
O Bolsonaro vai jogar o peso dos combustíveis por um subsídio em todo o povo brasileiro, e isso até dezembro. Depois de dezembro, não está claro quem vai fazer a compensação. Quando o que poderia fazer era o subsídio em cima desse lucro enorme da Petrobrás.
563
Todos os presidentes da história do país brigaram pela auto-suficiência do petróleo no Brasil. O Brasil hoje está refinando apenas 80% do combustível que precisamos. É preciso refinar mais, para que a gente seja efetivamente auto-suficiente.
564
Essa briga toda do Bolsonaro em relação ao ICMS não vai chegar na bomba da gasolina, do diesel e do gás. A mesma caneta que decidiu internacionalizar o preço pode decidir abrasileirar o preço. Nós não temos governo, temos um fanfarrão.
565
Nós fizemos um pré-programa para debater com os partidos, e queremos discutir o programa de governo com a sociedade. Não queremos um programa do PT ou do Lula, mas extraído da competência do pensamento da sociedade brasileira.
566
O blefador da República tenta jogar blefe todo dia. Joga desconfiança na vacina, nas urnas, nas cortes. Ele só acredita nas mentiras dele. Fica ali no Alvorada contando mentiras, transmitindo ódio, quando o povo é de paz. O Brasil precisa voltar a normalidade.
567
Eu perdi para o Collor e para o Fernando Henrique Cardoso, e vocês não me viram protestar contra o resultado nenhuma vez. Nós voltamos para a casa e trabalhamos. Ganha, toma posse, perde, chora e se prepara para outra.
568
Quando a gente perde uma eleição, precisamos ter humildade para fazer uma reflexão, porque se nós perdemos no Vale do Aço, ou em outra região, precisamos corrigir os rumos e o contato junto ao povo.
569
Enquanto o brasileiro está precisando de carinho e amor, tem gente que quer vender ódio e intrigas. Temos que ser o país da concórdia, para voltarmos a combater a fome, gerar empregos e crescer a economia.
570
O PT tem que mostrar o seu legado. Se um político comete um erro, tem que pedir desculpas e corrigir. Gente medíocre não tem a coragem de usar a palavra desculpa.
571
A aliança com Alckmin é para mostrar ao Brasil que precisamos de uma aliança dos divergentes contra os antagônicos. Divergência eu tenho até com meu irmão. Eu confio no Alckmin e estamos juntos porque a responsabilidade fala mais alto que nossas divergências.
572
Quando eu saí o Brasil crescia 7,5% e agora parou. Parou porque temos um governo incompetente que não entende de economia, nem de direitos trabalhistas, de sindicato ou dos problemas das mulheres. Esse país precisa mudar.
573
Tenho muita vontade de reconstruir o país, fazer o povo voltar a comer três vezes por dia, voltar a investir em ciência e tecnologia. As pessoas querem trabalhar, comer, morar bem e ter direito de fazer as coisas boas da vida.
574
Se a gente ganhar as eleições esse país vai acordar sorrindo, porque terá ganho a esperança, quem mais fez política de inclusão social, um presidente que deixou o governo com 87% de bom e ótimo e 10% de regular. Não terá ganho o Lula, mas o povo brasileiro, derrotando o fascismo.
575
Lembrem, domingo é dia dos namorados. Se puder, escreva uma carta para a namorada ou namorado. Deixe debaixo do travesseiro. Você vai ver que a carta escrita a mão vale muito mais que 50 zaps ou emails. Quando você escreve a mão leva seu sentimento.