776
O dia de hoje é de agradecimento para quem fez o melhor para examinar o estado atual do nosso país. Acho que teremos uma radiografia perfeita do estrago que foi feito no Brasil. A gente fala do Zé Gotinha para lembrar o povo brasileiro que tomar vacina não é luxo, é obrigação.
777
Encerramento dos trabalhos dosGTs twitter.com/i/broadcasts/1…
778
O povo escolheu a democracia. E construiremos um governo de participação, respeito e direitos para a população brasileira.
🎥: @ricardostuckert
779
Bom dia. Hoje no centro de transição receberei os relatórios dos Grupos de Trabalho. E irei agradecer o trabalho voluntário de centenas de especialistas, que analisaram a situação deixada pelo atual governo e os desafios dos primeiros dias de 2023.
780
Para quem passou o que eu passei nesses últimos anos, estar aqui é a prova que Deus existe e da sabedoria do povo. Muito obrigado por me elegerem mais uma vez presidente do Brasil.
🎥: @ricardostuckert
781
782
@simonetebetbr @geraldoalckmin @TSEjusbr Obrigado, @simonetebetbr. Essa foi uma vitória da democracia e do povo brasileiro. Um grande abraço.
783
Na diplomação hoje no TSE. Um abraço com a minha querida amiga @dilmabr.
📸: @ricardostuckert
784
Diplomado pela 3ª vez como presidente eleito pelo povo brasileiro. Muito obrigado.
📸: @ricardostuckert
785
Leia a íntegra do discurso de Lula na diplomação como presidente eleito do Brasil. #EquipeLula gabinetedatransicao.com.br/noticias/discu…
786
É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra injustiças que recebo pela 3ª vez o diploma de presidente eleito do Brasil – em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo. Muito obrigado.
787
Democracia, por definição, é o governo do povo, por meio da eleição de seus representantes. Mas precisamos ir além dos dicionários. O povo quer participação ativa nas decisões de governo. Democracia é alimentação de qualidade, é ter emprego, saúde, educação, segurança e moradia.
788
A importância do Brasil no cenário global é inegável e foi por esta razão que os olhos do mundo se voltaram para nossas eleições. Precisamos de instituições fortes e representativas. Precisamos de harmonia entre os Poderes, que iniba aventuras autoritárias. Precisamos de coragem.
789
A democracia enfrenta um desafio no mundo. Na América Latina, Europa e EUA, inimigos da democracia se organizam e se movimentam. O combate, portanto, precisa ser nas trincheiras da governança global, com tecnologias avançadas e uma legislação internacional mais dura e eficiente.
790
Nestas semanas em que o Gabinete de Transição vem escrutinando a realidade atual do país, tomamos conhecimento do deliberado processo de desmonte das políticas públicas e dos instrumentos de desenvolvimento. O legado perverso recai principalmente sobre o povo mais necessitado.
791
O resultado destas eleições não foi apenas a vitória de um candidato ou de um partido. Tive o privilégio de ser apoiado por uma frente de 12 partidos no primeiro turno, aos quais se somaram mais dois no segundo turno.
792
Uma verdadeira frente ampla contra o autoritarismo, que hoje, na transição de governo, se amplia para outras legendas e fortalece o protagonismo de trabalhadores, empresários, artistas, intelectuais, cientistas e lideranças dos mais diversos movimentos populares deste país.
793
Quando se esperava um debate político democrático, a Nação foi envenenada com mentiras produzidas no submundo das redes sociais. Semearam a mentira e o ódio, e o país colheu uma violência política que só se viu nas páginas mais tristes da nossa história. Mas a democracia venceu.
794
Tentaram comprar o voto dos eleitores, com falsas promessas e dinheiro farto, desviado do orçamento público. Intimidaram os mais vulneráveis com ameaças de suspensão de benefícios, e trabalhadores com o risco de demissão sumária, caso contrariassem interesses de empregadores.
795
Os inimigos da democracia lançaram dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo. Criaram obstáculos de última hora para que eleitores fossem impedidos de chegar a seus locais de votação.
796
Muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, esta é a celebração da democracia. Poucas vezes na história recente deste país a democracia esteve tão ameaçada. E poucas vezes a vontade popular foi tão colocada à prova e teve que vencer tantos obstáculos.
797
Farei todos os esforços para, junto com @geraldoalckmin, cumprir o compromisso que assumi não apenas durante a campanha, mas ao longo da vida: fazer do Brasil um país mais desenvolvido e justo, com a garantia de dignidade e qualidade de vida, sobretudo aos mais necessitados.
798
Quero agradecer ao povo pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente da República.
799
Quero pedir desculpas pela emoção. Quem passou o que eu passei nesses últimos anos, e estar aqui agora, é a certeza que Deus existe. Eu sei o quanto custou, não apenas a mim, mas ao povo brasileiro a espera para reconquistarmos a democracia.
800
O diploma que recebo hoje não é um diploma do Lula presidente. É um diploma do povo brasileiro que reconquistou o direito de viver na democracia nesse país.