276
Desde que eu assumi em 2003, nós decidimos que o Brasil, por ser o maior país da América Latina, com a economia mais forte, deveria ter uma política generosa. Fazia parte da nossa missão contribuir para que todos os países crescessem juntos. O Brasil não pode crescer sozinho.
277
Queria agradecer o presidente @LuisLacallePou por ter ido a minha posse no dia 1° de janeiro e por ter levado outros dois ex-presidentes do Uruguai. Tenho orgulho de ter sido um presidente que manteve relações extraordinárias com o Uruguai, do ponto de vista social e político.
278
Presidente Lula se encontra com presidente do Uruguai, LuisLacallePou twitter.com/i/broadcasts/1…
279
Já no Uruguai, com o presidente @LuisLacallePou 🇧🇷🇺🇾
📸: @ricardostuckert
280
Ter uma causa para defender é o que nos traz motivação para a vida. E a luta das Mães e Avós da Praça de Maio é inspiração para gerações no mundo. Muito obrigado por nunca desistirem da busca por democracia.
🎥: @ricardostuckert
281
360 anos dos Correios, a empresa mais antiga do Brasil e um dos mais importantes patrimônios do país. Meus cumprimentos aos trabalhadores que ajudaram a construir essa história. Vamos atuar na defesa de uma empresa pública e eficiente para o povo brasileiro.
282
Hoje me despeço da Argentina, que tão bem nos recebeu nos últimos dias, rumo ao Uruguai. Me encontrarei com o presidente @LuisLacallePou e farei uma visita pessoal ao amigo Pepe Mujica. O Brasil está retomando seu papel de diálogo e parcerias com o mundo. Bom dia!
283
Ainda em Buenos Aires, recebo a notícia que o ótimo filme Argentina, 1985 foi indicado ao Oscar. Assisti, recomendo e torço para que esse representante da nossa região ganhe o Oscar.
284
Amigo @alferdez, parabéns pela grande reunião da Celac. Tenho certeza que o encontro que tivemos aqui trará frutos positivos para o desenvolvimento da nossa região.
📸: @ricardostuckert
285
Encontro com o presidente da @FAO, QU Dongyu (@FAODG). Falamos sobre somar esforços para combater a fome no mundo e ganhei esse presente. Muito obrigado.
📸: @ricardostuckert
286
Com o presidente do Conselho Europeu, @CharlesMichel, durante a Celac. Estamos conversando com o mundo sobre cooperação e parcerias pela paz, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e prosperidade.
📸: @ricardostuckert
287
Encontro com o presidente de Cuba, Díaz-Canel. O Brasil restabelecendo suas relações diplomáticas no mundo.
📸: @ricardostuckert
288
Excelente encontro com a primeira-ministra de Barbados, @miaamormottley. Um país próximo do Brasil que queremos aproximar ainda mais, buscando voltar a ter transporte aéreo entre nossos países.
📸: @ricardostuckert
289
Primeira viagem internacional neste mandato. Um encontro com a América Latina na Argentina, a reunião da Celac. O Brasil volta ao diálogo com seus vizinhos.
📸: @ricardostuckert
290
Agradeço o carinho e solidariedade do povo argentino. A Argentina voltará a ser tratada com respeito pelo governo brasileiro. E meu amigo @alferdez, espero que também sempre se sinta em casa no Brasil 🇧🇷🇦🇷
🎥: @ricardostuckert
291
O Brasil está se reencontrando com o mundo e começamos esse novo caminho na Celac, ao lado dos países da América Latina e Caribe. Vamos crescer juntos!
📸: @ricardostuckert
292
Darcy Ribeiro foi dos primeiros a falar da nossa unidade na diversidade e a apontar a contribuição civilizatória que a nossa região tem a dar para o mundo. É com esse sentimento que o Brasil regressa à CELAC, com a sensação de quem se reencontra consigo mesmo.
293
Presidente Lula na VII Cúpula daCELAC twitter.com/i/broadcasts/1…
294
Mas também a imensa riqueza cultural dos nossos povos indígenas e da diáspora africana. A história compartilhada de resistência e de luta por autonomia. Tudo isso nos faz sentir parte de algo maior e alimenta nossa busca por um futuro comum de paz, justiça social e de respeito.
295
Nada deve nos separar, já que tudo nos aproxima. Nosso passado colonial. A presença intolerável da escravidão que marcou nossas sociedades profundamente desiguais. As tentações autoritárias que até hoje desafiam nossa democracia.
296
É preciso respeitar e proteger nossos povos originários – até hoje ameaçados e negligenciados. É preciso trabalhar para que a cor da pele deixe de definir o futuro de nossos jovens.
297
Nossa estratégia de desenvolvimento deve caminhar passo a passo com a redução da desigualdade. Para crescermos de maneira sustentável não podemos seguir ostentando índices inaceitáveis de pobreza e fome, nem tampouco conviver com a desigualdade e a violência de gênero.
298
Quero aqui aproveitar para agradecer a todos que se perfilaram ao lado do Brasil e das instituições brasileiras nos últimos dias em repúdio aos atos antidemocráticos em Brasília. Somos uma região pacífica, que repudia o extremismo, o terrorismo e a violência política.
299
O mundo vive um momento de crises: pandemia, mudança do clima, desastres naturais, tensões geopolíticas, pressões sobre a segurança alimentar e energética, ameaças à democracia. Tudo isso com um aumento das desigualdades, da pobreza e da fome.
300
Aquela reunião teve um sentido histórico e segue atual, porque foi a primeira vez que os chefes de estado e de governo da América Latina e do Caribe se reuniram sem qualquer tutela estrangeira, para discutir nossos problemas e buscar soluções próprias.